26 de março de 2011

Experiências culinárias precoces: bolinho italiano de chocolate


Algumas pessoas repararam que dentre as fotos do post passado tivemos a de uma fornada de bolinhos. Naquele domingo, fiquei com as meninas sozinha e tive que rebolar para entretê-las o dia todo! Claro que colocar as meninas para me ajudar na cozinha foi uma ideia maluca, mas dei muitas risadas - e fizemos muita sujeira!



Elas adoraram botar a mão na massa (não tão "na massa" assim...) e mais ainda comer os bolinhos que me ajudaram a fazer. Além disso, só com os bolinhos consegui deixá-las entretidas a manhã inteira, e ainda consegui fazer o que gosto!
A receita foi escolhida por elas também. Está no livro "Larousse da Cozinha Italiana", e se chama Dolce al cioccolato, ou, em bom português, Torta de chocolate. Na receita original, o bolo leva cobertura de ganache, mas fiz sem a cobertura e ficou delicioso mesmo assim! Na minha humilde opinião, o melhor bolo de chocolate que já fiz! Eis a receita:


Bolo italiano de chocolate

Ingredientes:

100g de chocolate meio amargo
100g de manteiga
3 ovos
150g de açúcar
50g de farinha
1 col. (chá) de fermento em pó

Como fazer:

Coloque o chocolate para derreter em banho maria com a manteiga. Enquanto o chocolate derrete, bata os ovos com o açúcar até espumar. Adicione a farinha e o fermento, e depois o chocolate derretido (já morno).
Espalhe a massa em uma forma redonda untada ou em pequenas formas de bolinho e coloque para assar em forno pré-aquecido a 180 °C por 25 minutos. Certifique-se que a massa está cozida fazendo o teste do palito. Sirva morno ou frio.



Um comentário:

  1. Ai, gente, com essa quantidade de manteiga e chocolate, imagino a maciez. Posso não... :))
    Eu encomendei essas forminhas na revista da Avon, fofinhas, estou esperando chegar.
    Ontem Pedro me ajudou a fazer meu primeiro pavê, de olho nos biscoitos champagne que sobrariam. Mas até a quebrar o ovo pra separar a clara da gema ele já se mete. Acho que é um boa experiência, embora um tanto tensa de minha parte. Pra mim, de toda forma, é uma sensação única ver a alegria dele ao degustar algo que eu preparei.
    Bom domingo!

    ResponderExcluir