24 de junho de 2011

Tropical français


Hoje, meu blog completou um ano. Mais de 8000 acessos. Eu não esperava. Nunca pensei, inclusive, que fosse gostar tanto da brincadeira. Quando passo mais de uma semana sem postar nada fico ansiosa, com medo de que os leitores assíduos achem que abandonei o blog... Sou só um pouquinho paranóica :)
Pra comemorar o aniversário, ao invés de postar uma receita de bolo, resolvir contar aqui como foi uma noitada que fiz aqui em casa.

Diga-se de passagem, eu adoro receber amigos em casa. Adoro elaborar o cardápio, comprar os ingredientes, as bebidas, preparar tudo e servir. Adoro todas as etapas do processo! Eu lembro de uma festa/brunch de aniversário que fiz para minhas filhas antes de sair de Brasília, para elas poderem se despedir dos amiguinhos da escola em grande estilo. Eu fiz tudo, tudo, tudo. Minto... só não fiz alguns brigadeiros e uns salgadinhos vegetarianos que encomendei num restaurante natureba (só de lembrar deles fico com água na boca, acreditem...), e é claro, também não fiz a decoração com os balões... Algumas amigas até já pediram pra eu colocar as receitas das coisas que fiz no aniversário aqui no blog. Bem, algumas delas eu já postei, como a quiche, a torta de liquidificador e o docinho de frutas secas (mas falta ainda o pão de alecrim e azeitonas, o salpicão, o bolo de chocolate, o bom-bocado, as trufas, quê mais? Acho que tinha mais coisas, mas eu esqueci. Adriana, você lembra?). Enfim, eu achei maravilhoso preparar tudo aos poucos, elaborar os convites, as lembrancinhas, encomendar os brigadeiros, as mesas e cadeiras, contratar a decoração com balões, o pula-pula e a piscina de bolinhas, comprar as flores, montar a mesa com os comes e bebes, servir, ver a casa cheia de pessoas queridas...

Bem, fechando o parêntese, dessa vez a ocasião foi bem diferente. Sem crianças, pra começar. E bemmmmm menos gente, na verdade seis pessoas. O encontro foi uma réplica de outro que fizemos na casa da amiga mais chique que alguém pode ter, regada a vinho late harvest e foie gras. Pra (tentar) ficar à altura, ti punch com rum Haitiano legítimo (e justiça seja feita, trazido pelo marido da amiga mais chique que alguém pode ter, ou seja, o marido-da-amiga mais chique que alguém pode ter) e comidinhas inspiradas no lado de cá do Oceano Atlântico: mix de castanhas brasileiras (de cajú e do pará), bolinho de peixe, escondidinho de carne de sol, salada de abacate e camarão. O ti punch foi a base de suco de cajú, goiaba e maracujá. Ah! E incrementado com raspas de limão... Alguem aí falou siciliano?



Minhas amigas são muito chiques, não? Ops... a chique do meio sou eu, tá?

PS: Eu queria aproveitar pra responder, en passant, uma leitora que me pediu pra postar o endereço da loja que menciono nessa postagem da receita de pavê de cupuaçu. A lojinha fechou e parece que na verdade mudou de endereço... Mas eu não sei onde ela fica agora. Alguem aí sabe do paradeiro da loja?


7 comentários:

  1. Heureux blog anniversaire Marina! ( comment fais-tu les bananas chips ? )

    tata clo

    ResponderExcluir
  2. ma!
    morri de rir!!!! e, sobretudo, de saudades dessa noite agradabilíssima e das comidinhas d-e-l-i-c-i-o-s-a-s que você nos preparou com tanto amor... dedicação (ou "engouement", o que me parece ainda mais forte) que considero (aí sim!) um verdadeiro luxo!
    beijos enormes e muito carinho,
    de sua amiga homônima... :)

    ResponderExcluir
  3. Acho que tô precisando voltar à Paraíba urgente! E tô precisando urgente de uma noitada sem criança...
    Quanto aos tempos remotos, lembro que tinha um lagarto mais ou menos também ;)

    ResponderExcluir
  4. Très chère Tata... tu me demandes JUSTEMENT la seule chose que je n´ai pas faite, kkkkk. Je les ai acheté à la boulangerie du coin (en fait les bananes chips sont une spécialité d´Amazonie. Il s´avère que la soeur de la femme du boulanger vient de Belém, alors c´est elle qui les prépare...). Mais il me semble qu´il suffit de faire frire des rondelles très fines de bananes vertes, comme si tu fesais des pommes chips... Tu peux essayer, ou bien si tu y tiens vraiment je lui demanderai la recette.
    Gros bisou, tes commentaires me manquaient!

    ResponderExcluir
  5. Adriana, é você??? Que estória é essa de comentar "anônima"? Kkkkk. É verdade, tinha um rosbife sim, delicioso por sinal, hein? E venha logo, mulher, a gente coloca os meninos pra dormir aqui em casa e depois cai no ti-punch, kkkk! Beijos e apareça!!!

    ResponderExcluir
  6. Querida, obrigada a você pela pessoa sempre tão agradável que você é! Luxo é comer comida feita com amor, concordo, mas mais ainda é comer essa comida tão bem acompanhada! Beijo grande, bom saber que você aparece por aqui!

    ResponderExcluir
  7. Marina, chique é você e Marcele. Eu sou estagiária de vocês no quesito chique... rsrsrsrs
    Muito obrigada pela noite maravilhosa de comidinhas deliciosas, companhias agradabilíssimas, enfim, noite perfeita. Um grande beijo da terceira Ma :)

    ResponderExcluir