1 de dezembro de 2010

Cozinhas para ler


Quem gosta de cozinhar gosta de livros de culinária, certo? Na verdade eu prefiro livros sobre comida, não necessariamente livros de receitas. Acho muito mais inspirador um romance cujos personagens vivem na cozinha do que um livro cheio de receitas umas atrás das outras... Entendam-me... livros de receitas são essenciais para achar uma ideia do que fazer naquele almoço especial ou no jantar daquela noite em que a inspiração simplesmente não vem. Mas o que me dá a vontade de ficar na cozinha um dia inteiro são aqueles livros que contam estórias de pessoas cozinhando, ou comendo...
Se você conhece alguém que gosta de cozinhar e de ler, tenho algumas sugestões de livros que podem agradar:

Escola dos Sabores, de Erica Bauermeister. Editora Sextante. O livro gira em torno de oito personagens que se conhecem em um curso de culinária. A estória é agradável, dá pra ler em um estalo (ideal pra ler naquelas viagens de avião ou ônibus um pouco longas), e de quebra ainda traz algumas receitinhas.







Os caçadores de Frutas, de Adam Leith Gollner. Editora Larousse. Um maluco que escreveu um livro inteiro sobre frutas, das mais raras às mais comuns. É bom para se ter uma visão mais "científica" das frutas e sobretudo quebrar alguns paradigmas sobre as frutas que comemos. Eu parei de comprar algumas, depois que li o livro. Você vai entender porque antigamente as frutas tinham gosto de fruta e hoje as frutas tem gosto de papel...





Uma história comestível da humanidade, de Tom Standage. Editora Zahar. Eis o que diz a contra-capa: "Tom Standage conta a história da humanidade de modo inusitado: através da comida. De grupos pré-históricos à Guerra Fria, da Era dos Descobrimentos à polêmica sobre os trangênicos, o autor nos mostra como os alimentos moldaram nosso mundo e determinaram o que somos hoje."
É isso mesmo. Um pouco de informação crítica sobre o que comemos hoje e porquê.




Afrodite, de Isabel Allende. Editora Bertrand Brasil. Livro clássico. Divertido, bem escrito e de quebra traz receitas inspiradoras. Para quem quer dar um up na relação, ou levar o marido pra cozinha ;).









Minha vida na França, de Julia Child e Alex Prud'homme. Editora Seoman. O filme Julie and Julia foi inspirado também nesse livro. Você pode achar que o tema está muito batido, mas vou confessar: esse livro é ótimo. Além de falar de comida o tempo todo, a autora dá uma lição de vida. Ela aproveitou a vida como poucos, sempre positiva e entusiástica!







Se você tiver alguma sugestão, deixe um comentário!

2 comentários:

  1. Oi Marina,

    achei muito interessante suas dicas, mas vou ficar devendo sugestões de leituras, serve de filme? como adoro coisa doce lembrei do envolvente "Chocolate" com johnny Depp e Juliett Binoche adorei os dois e a temática.
    beijão
    PS: achei legal essa dinâmica do blog foi intencional?

    ResponderExcluir
  2. Querida,

    Vai lá no blog que tem uma sugestão poética linda, inspirada por você!

    ResponderExcluir