26 de outubro de 2010

Pavê de cupuaçu e chocolate

Alguns dos meus últimos post foram bem extensos, eu sei. Prometo que vou trabalhar meu poder de síntese daqui pra frente, mas não garanto muito progresso assim tão rápido.

Aqui em João Pessoa tem um restaurante/lojinha muito simpático que se chama "Cantinho do Pará". Como o nome sugere, dá pra comprar alguns produtos típicos do Pará, como polpa de frutas nativas da Amazônia. Cupuaçu é uma de minhas paixões. Eu já fui a Belém umas duas vezes em viagem a trabalho e antes de desenvolver minha alergia à proteína de leite eu tomei uns sorvetes numa sorveteria conhecidíssima que tem em cada esquina de Belém, a Kairó. Não dá pra descrever os sabores maravilhosos que provei nesse lugar, mas o sorvete de pavê de cupuaçú me marcou pra sempre! Recentemente, lembrei do sorvete quando comprei 1 quilo de polpa bem grossa de cupuaçu lá no "Cantinho do Pará". Se vocês chegarem a fazer essa receita, saibam que o sorvete é exatamente isso, só que tudo misturado e um pouco mais doce. É de comer de joelhos cantando "...isso e muito mais você só vai encontrar no Pará!". Quem acertar de quem é a música ganha uma muda de pimentão ;).


Pavê de cupuaçu e chocolate

Ingredientes:

200 g de chocolate meio amargo
200 g (uma caixinha) de creme de leite de soja
300 g de polpa de cupuaçu
1/2 xícara de água
1 lata de leite condensado de soja
1 pacotinho de gelatina sem sabor
1 pacote de biscoito champanhe


Como fiz:

Disponha os biscoitos champanhe no fundo de uma travessa (ou de vários ramequins). Reserve.
Dissolva a gelatina em 5 colheres de água fria. Esquente a gelatina hidratada em fogo baixo até ela amolecer completamente. Reserve.
Bata no liquidificador a polpa de cupuaçu, a água e o leite condensado. Acrescente a gelatina e bata bem.
Para montar o pavê, disponha o creme de cupuaçu sobre os biscoitos (não precisa molhar os biscoitos antes), e leve à geladeira até o creme endurecer um pouco.
Enquanto isso, derreta o chocolate meio amargo em banho maria. Quando o chocolate estiver completamente derretido, retire do fogo e misture o creme de leite até ficar bem homogêneo. Disponha o chocolate por cima do creme de cupuaçu e leve a sobremesa pronta à geladeira. Deixe gelar por algumas horas antes de servir. O ideal é comer só no dia seguinte, quando os biscoitos amolecerem um pouco.

Pra ficar mais paraense, é so salpicar flocos de tapioca por cima de tudo!

6 comentários:

  1. OI Marina, meu pc pifou e descobri que estou dependente da net para um monte de coisas, mas voltou tinindo do conserto e agora vou atualizar minhas visitas. Adoro sobremesas e cupuaçu aprendi a gostar, então é claro que aprovei mas tenho uma perguntinha ramaquins é o que mesmo?
    Vai desculpando a ignorância(rs)

    abração

    ResponderExcluir
  2. Ô amiga,
    Ramequins são esses potinhos da foto... Pode ser de porcelana, vidro, barro, etc. Tigelinha...
    Beijo e bem vinda de volta!

    ResponderExcluir
  3. Calipsoooooo
    eu sei
    eu sei....
    kkkkk

    Vou ganhar a muda?????

    beijos adorei

    ResponderExcluir
  4. Pri!!! É isso mesmo! O problema é que eu não faço entrega intermunicipal, então você vai ter que vir aqui buscar a muda, ahahahah! Beijos pra você e pro meu sobrinho!

    ResponderExcluir
  5. Oi, gostei muito da receita! Sou de João Pessoa tb e estou com vontade de fazer uma torta que vi com cupuaçu por isso queria saber onde fica a loja Cantinho do Pará. Vc pode postar o endereço?
    =)

    ResponderExcluir
  6. O nome da sorveteria é Cairú. E o sorvete é muuuuuito bom! Sou daqui da terrinha, quem não conhece, tem que conhecer as maravilhas do meu Pará!

    ResponderExcluir