7 de fevereiro de 2011

Desafio


Aquela minha amiga que me mandou uns agrados há um tempo atrás mandou outra encomenda recentemente. Dessa vez o pacote foi mais para agradar os olhos do que as papilas gustativas, mas não faltou alimento. Na caixa veio um pacote de farinha de beterraba, apensado a um desafio: fazer alguma coisa com a farinha e postar no blog. Quando vi o pacotinho, fiquei imaginando que aquele pó maravilhosamente rosa poderia ser um ótimo corante natural para alimentos diversos, mas quando abri a embalagem, o cheiro não deixava dúvidas, era beterraba pura... Bem... não sei que tipo de sobremesa aguentaria um marshmallow de beterraba, então talvez não fosse uma boa ideia colocá-lo em sobremesas...
Pois bem, cara amiga, aí está a primeira experiência. Todo mundo já ouviu falar em bolo de cenoura, certo? E em bolo de beterraba? Muito simples: pegue uma receita de bolo branco, normal, e substitua o leite por suco de beterraba.
Achei que a ideia não poderia dar errado, no mínimo teria um bolo com gosto de beterraba, o que não seria tão repulsivo para meu paladar de natureba. E no máximo, teria um bolo cor-de-rosa, da cor do suco da beterraba! O que vocês acham que aconteceu?
Pelas fotos aí em cima vocês já sabem que cor-de-rosa, o bolo não ficou... E o gosto? Absolutamente... beterraba!

Bolo com farinha de beterraba

Ingredientes:

4 ovos
1 e 1/2 xícara de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
3 col. (chá) de manteiga
1 col. (sobremesa) de fermento em pó
3 col. (chá) de farinha de beterraba diluídas em 1 xícara de água morna

Como fazer:

Separe as gemas das claras. Bata as claras em neve e reserve.
Numa batedeira, misture as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Sem parar de bater, acrescente a manteiga.
Peneire a farinha juntamente com o fermento numa travessa. Quando a manteiga estiver bem misturada ao creme de gemas e açúcar, vá adicionando aos poucos o suco de beterraba e a farinha, alternadamente.
Por fim, adicione as claras em neve, delicadamente.
Coloque para assar em forma de buraco no meio previamente untada, em forno pré-aquecido a 180 °C, por aproximadamente 40 minutos.



Veredito final: o bolo não ficou com uma cor linda, mas não ficou ruim. Porém... se você não gosta de beterraba, melhor nem tentar!

Um comentário:

  1. Eita! sem tempo de aparecer e encontro um monte de novidades por aqui.

    Quanto ao bolo não me arrisco a fazer simplesmente porque gosto de beterraba na salada conservadora não?

    abraço

    ResponderExcluir