26 de janeiro de 2011

Pão de mel


A primeira vez que fiz essa receita foi no primeiro aniversário de minha primeira filha. Na verdade a festa foi um churrasco para os amigos mais chegados, mas fiz um bolinho e alguns docinhos. Como não ía preparar lembrancinhas, resolvi fazer pãezinhos de mel, que embrulhei com chita e amarrei feito uma trouxinha. A mulherada achou lindo!
Dessa vez, não tinha tempo de cobrir pãozinho por pãozinho com chocolate derretido, então resolvi apenas derramar o chocolate por cima dos pãezinhos, como uma cobertura de bolo mesmo, o que deixou os pães de mel mais secos, mas também mais leves.
Essa receita tirei de uma exemplar (de uns cinco anos atrás) daquele supletivo da revista Claudia, Claudia Comida e Bebida. Como sempre, substituí os laticínios por produtos a base de soja. Depois do brigadeiro e do pudim, essa é a terceira e última receita com leite condensado de soja que vocês virão por aqui! Eu espero...



Pão de mel

Ingredientes:

1 lata de leite condensado de soja
1 lata de mel
3 col. (sopa) de manteiga
1 col. (sobremesa) de fermento
2 col. (sopa) de chocolate em pó
2 ovos
1 col. (chá) de cravo da índia moído
1 col. (sopa) de canela em pó
7 colheres de leite de soja
4 xícaras de farinha de trigo
Chocolate de cobertura meio amargo (a quantidade depende do tanto de cobertura que você quiser usar. Para essa receita usei umas 100 gramas)

Como fazer:

Numa travessa, misture a farinha, o chocolate em pó, o fermento e as especiarias. Reserve.
Numa panelinha, misture o leite condensado, o mel e a manteiga e leve ao fogo até obter uma mistura homogênea. Retire a mistura do fogo e acrescente o leite e os ovos,  batendo tudo muito bem. Acrescente à mistura os ingredientes secos, até obter uma massa lisa e homogênea. 
Espalhe a massa numa assadeira grande, de aproximadamente 26 x 42 cm, e asse em forno pré-aquecido a 180 °C, por 40 minutos.
Quando o bolo esfriar, desenforme, corte em cubos pequenos, e disponha os pãezinhos em um tabuleiro, ou travessa grande. 
Derreta o chocolate em banho maria. Retire o chocolate do fogo e mexa-o com uma espátula com movimentos de cima para baixo, até ele amornar um pouco. Despeje o chocolate por cima dos pãezinhos e coloque na geladeira apenas para endurecer o chocolate.


17 de janeiro de 2011

Suflê de chocolate


Estou de férias. Ufa! Deus sabe o quanto esperei por esses próximos 20 dias!!! Por sinal, o blog ficou meio abandonado ultimamente, mas o motivo foi justamente esse: últimos dias de trabalho antes das férias, primeiros dias do ano para deixar tudo planejadinho para o ano que começa. Foi força total, pra passar as férias relaxadas.
Mas os últimos dias não foram só trabalho... tivemos grandes conquistas fora do trabalho, entre elas um suflê de chocolate indescritível, que fiz num almoço para o meu pai. Ele, que não é chegado em sobremesas, até repetiu!


Dessa vez, fiz a caridade de converter as gramas (da receita francesa) em medidas brasileiras. Só não faz se não quiser!



Suflê de chocolate

Ingredientes:
2 col. (sopa) bem cheias de manteiga (50g)
4 col. (sopa) + 1 col. (sobremesa) de farinha de trigo (50g)
250 ml de leite de soja
40g de chocolate de cobertura meio amargo
4 col. (sopa) de chocolate em pó
5 claras e 4 gemas
4 col. (sopa) + 1 col. (sobremesa) de açúcar demerara (70g)
Manteiga e açúcar para untar a forma 

Como fazer:
Unte uma forma de suflê de aproximadamente 18cm de diâmetro com manteiga e salpique com açúcar por toda a superfície interna da forma.
Numa travessinha, misture a farinha com a manteiga até formar uma pasta homogênea. Reserve na geladeira.
Numa panelinha, disponha o leite, o chocolate de cobertura e o chocolate em pó e leve à fervura. Mexa de vez em quando, até o chocolate derreter completamente. Sem desligar o fogo, vá acrescentando a pasta de farinha e manteiga aos poucos, às colheradas, mexendo sempre muito bem, com um batedor de arame. Ao final da pasta, você já deve ter obtido um creme bem grosso. Quando tudo estiver misturado e você tiver obtido um creme homogêneo, bem espesso, desligue o fogo. Acrescente à mistura uma clara e mexa bem.
Transfira a mistura para uma travessa e deixe amornar.
Acrescente as gemas, uma a uma, sem parar de misturar, até obter um creme homogêneo. Reserve.
Nesse momento, ligue o forno e deixe pré-aquecendo em 200 °C. Coloque água numa chaleira e ponha pra ferver.
Bata as outras 4 claras em neve. Quando os picos estiverem firmes, acrescente o açúcar aos poucos, sem parar de bater, até obter picos bem firmes, e o açúcar se dissolver todo. Incorpore as claras em neve à mistura de chocolate e gemas, aos poucos, mexendo devagar até obter, mais uma vez, uma mistura homogênea. Enquanto você bate as claras em neve, acompanhe a fervura da água na chaleira. Assim que ferver, desligue o fogo.
Despeje a mistura na forma de suflê (a mistura tem que chegar a no máximo 1cm da borda superior). Coloque a forma em outra, mais larga, e aí despeje a água fervida bem quente para fazer um banho maria. 
Asse no forno por 40 minutos.

Sirva o suflê morno, acompanhado de uma calda de frutas feita com pouco açúcar, ou salpicado com açúcar de confeiteiro. Não direi mais nada. Depois que você fizer, e colocar a primeira colherada do suflê morno na sua boca, você me diz o que achou.

5 de janeiro de 2011

Pudim insuspeito


Essa receita é mais uma que já deveria ter postado há muito tempo. Mas vocês já devem ter percebido que não sou obvia, portanto vou deixando as receitas obvias para depois ;)
Já comentei aqui no blog que não sou muito fã leite condensado de soja pois acho que tem um gosto muito forte de... leite condensado de soja! (Não sei explicar!). Obviamente que para fazer um pudim, não restam muitas opções, e sinceramente, depois de provar esse pudim, eu até agradeci a marca do leite condensado por ter colocado no mercado esse produto! Já fiz algumas vezes esse pudim e posso garantir que ninguém fez cara feia quando comeu.
Tenho que confessar, porque de qualquer forma vocês mesmos podem descobrir isto muito facilmente, essa receita não é minha. Está na lata de leite condensado de soja... Dessa vez, meu toque pessoal foi adicionar alguns mirtilos no pudim antes de colocá-lo no forno. Mais uma vez usando essas frutas exóticas? Pois é, ao menos nesse caso, os mirtilos foram produzidos no território nacional. Eu ainda não firmei minha opinião a respeito de usar ou não usar ingredientes produzidos a milhares de quilômetros de distância da minha cozinha. Enquanto não tomo uma posição radical a respeito (nem sei se vale realmente a pena tomar uma decisão radical a respeito...), procuro usar o bom senso. Vamos lá:



Pudim de soja

Ingredientes:
3 col. (sopa) de açúcar
1 lata de leite condensado de soja
a mesma medida de leite de soja (eu prefiro usar o não adoçado)
3 ovos
1 caixinha de mirtilos



Como fazer:
Disponha o açúcar numa forma para pudim e  coloque a forma em fogo baixo, até o açúcar derreter e virar um caramelo. Atenção para o açúcar não queimar! Reserve.
Bata no liquidificador o leite condensado, o leite e os ovos até obter uma mistura homogênea. Acrescente os mirtilos a essa mistura, mexendo delicadamente.
Despeje o pudim na forma caramelizada e coloque para assar em banho maria em forno pré-aquecido a 180°C por 1 hora e 20 minutos aproximadamente. Retire do forno, espere esfriar e desenforme antes de servir. Delícia!